Quem é o louco que resolveu colocar um iPod em um picolé???

O nome de quem resolveu colocar o iPod no Picolé, e com isso criar a idéia da Campanha “iPod no Palito” ninguém vai saber, pois, certamente, assim como em todas as agências, os louros do sucesso da campanha serão divididos por todos que participaram da campanha e não individualizado. O que o correto, o trabalho é avaliado em uma visão completa e não por uma dele parte apenas. Uma idéia brilhante pode se tornar uma idéia medíocre se não encontrar pessoas que a apóiem e ajudem a solidificarem tirando de uma simples “sugestão” para torná-la uma case de sucesso, por isso, como já disse, o mérito é da equipe toda, no caso da equipe da Bullet. Outro aspecto importante a ser frisado é o investimento na campanha, pelo que li foram gastos 12 milhões para colocar 10 mil iPods em sorvetes da Kibon. Um alto investimento? Isso é sempre relativo, se levarmos em conta o sucesso da campanha e a quantidade de mídia espontânea, ou seja, grátis, que ela acabou gerando. É claro que é uma realidade, aparentemente, longe da maioria das pessoas, mas é sempre preciso lembrar que no Brasil temos inúmeras, grandes empresas, que com a economia aquecida, estão prontas para investir em campanhas grandiosas, desde que, elas tragam o objetivo principal, vender seu produto ou serviço.
Estou citando a esse exemplo, mas são inúmeros os aspectos comuns entre os grandes premiados em Cannes, geralmente agências conhecidas, em trabalhos para também empresas conhecidas, se apenas lermos os nomes das vencedoras é essa a impressão que teremos, até por isso não me preocupei em colocar todos os vencedores aqui, mas quem quiser ver pode entrar no site oficial de Cannes 2008 ou no site da Meio&Mensagem que constam os vencedores brasileiros.
Para mim o mais interessante é observar cada campanha, não vi todas, ainda, é claro, mas ao conhecer algumas das vencedoras pude ver que não são as agências e as empresas premiadas, mas sim as idéias, até porque os jurados são publicitários do mundo todo, o que torna o grau de exigência para cada trabalho maior. E trabalhos fantásticos foram apresentados, é até complicado destacar alguns, mas vamos lá vou falar de dois que me chamaram a atenção.
A BBDO New York que criou para a HBO Voyeur levou dois ouros em Promo e Outdoor, uma campanha fantástica que integrou televisão, mobile, web, redes sociais, entre outras ferramentas e a Turner Duckworth com levou o Grand Prix em Design com a nova identidade das latas e de outros produtos da Coca-Cola dando um ar clássico e leve para os produtos. Dois trabalhos Fantásticos, que vocês podem ver o vídeo da HBO Voyeur e uma das peças da Coca-Cola abaixo. Uma dica também é darem uma passada no blog Brainstorn#9 que está com uma cobertura completa do evento, dos vencedores, e como eu acho conveniente e legal, mostrando várias campanhas brasileiras ou gringas que faturam o prêmio.

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